Provei e Aprovei

Uma experiência com trufas no Restaurante Lotti

Confesso: estava curiosa. Não é todo dia que se tem a chance de provar pratos preparados com trufas, ainda mais em um festival que reúne o italiano Claudio Savitar, um dos maiores especialistas na iguaria, e o também italiano Daniel Buzzi, chef da casa, que apresentou cada criação com cuidado e conhecimento. É essa combinação que faz do Festival de Trufas Negras do Lotti uma experiência especial. O evento segue até 20 de agosto, na Bahia Marina.

O universo das trufas

Antes de provar, ouvi uma explicação de Savitar que já mudou a forma como encarei os pratos: a trufa preta é gustativa, com pouco aroma, mas muito sabor. Já a trufa branca é só olfato, intensa e marcante.

A boutique das trufas

O sócio da casa, Múrcio Dias, contou que a empresa de Savitar, localizada em San Miniato, na Toscana, funciona como uma boutique de trufas. Seus azeites, lascas e derivados são utilizados em vários restaurantes no Brasil que prezam pela qualidade da iguaria.

O que provei no festival

Comecei pelas entradas:

  • Patate e Tartufo – lâminas de batata confitadas e fritas, gema caipira cremosa, maionese de sriracha, aioli, queijo tulha e trufas negras de verão.
  • Crostini de Burrata, Figo e Mel – pão de fermentação natural na brasa, burrata fresca, figo, mel trufado e trufas negras.

Nos principais, os destaques foram:

  • Tortelloni Cacio e Tartufo – recheado com creme de pecorino toscano e trufas, gema curada, servido com filé mignon na brasa, demi glace e carvão natural.
  • Parpadelle – massa fresca cortada na faca, com manteiga de trufas, espuma de tartufo e trufas negras de verão.

O que mais me encantou

Entre tudo que provei, voltaria sem pensar duas vezes para repetir o Crostini de Burrata, Figo e Mel e o Parpadelle. A combinação do pão tostado com o frescor da burrata e o toque adocicado do figo é muito bom. Já a massa fresca com trufas negras mostra a delicadeza que só um prato simples e bem executado consegue ter.

Uma oportunidade até 20 de agosto

O festival também homenageia o chef Manoel Coelho, idealizador do evento, com receitas que celebram sua memória. É mais um motivo para visitar o Lotti nesta semana.

Se você gosta de viver experiências gastronômicas diferentes, fica a dica: o Festival de Trufas Negras do Restaurante Lotti vai só até o dia 20 de agosto.

Crédito: Tereza Carvalho / Provei e Aprovei

Jornalista e profissional multifacetada, com uma trajetória sólida que transita entre o mundo corporativo, o empreendedorismo e a criação de conteúdo, marcada por um olhar apurado e uma curadoria refinada. Com experiência em comunicação, é reconhecida por conectar marcas e pessoas por meio de experiências autênticas. Apresenta lugares, sabores e histórias que merecem ser valorizados. Mais do que dicas, entrega conteúdo com propósito.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.