Provei e Aprovei

Chopp gelado e clima descontraído marcam a Sexta dos Organizados no Pirambeira

“Quem trabalha na sexta (depois de meio-dia) é liso ou desorganizado”, já diz o ditado popular. Inspirado nesse espírito, o Pirambeira, na Pituba, criou a Sexta dos Organizados, uma tradição semanal para quem acredita que o fim de semana começa, de fato, ao meio-dia de sexta-feira. Eu continuo lisa, mas organizada, então fui conferir de perto, e ainda tive o prazer de bater um papo delicioso e cheio de risadas com o chef Edu Moraes.

No Pirambeira, a sexta-feira já tem ritual próprio: o primeiro barril de chopp é por conta da casa. Quando está quase no fim, o garçom toca um sino para avisar os clientes que é hora de garantir mais um chopp gelado. O clima é de descontração, mesas cheias, amigos reunidos e gente que se planejou para aproveitar sem pressa.

O menino do Vale que virou chef em Salvador

Chef Edu Moraes

Natural de Juazeiro (BA) e criado em Petrolina (PE), Edu se apresenta de forma simples: “Prefiro que me chamem de Edu, porque quando falam Eduardo parece até que é minha mãe brigando”. Morando em Salvador há quatro anos, ele se formou na área, participou do Top Chef Brasil 4 (2023), chegando perto da final, e hoje é peça-chave do grupo Red, que reúne o Purgatório e o Pirambeira.

“Sou o primeiro funcionário do Purgatório e, consequentemente, também do Pirambeira. A gente construiu uma relação de companheirismo e os sócios me dão muita liberdade criativa”, conta.

Um cardápio com afeto e ousadia

Kibixinha

Essa liberdade se traduz em pratos exclusivos e nomes divertidos. O Rabo com Rabo, por exemplo, mistura rabo de boi com rabinho de tatu, lembrança nostálgica das festas de infância nos anos 2000. Já a Kibixinha nasceu de um improviso: sem farinha de trigo para coxinha, Edu usou trigo para kibe (comprado por engano por um dos sócios) e criou uma receita que virou sucesso.

Pinaúna

O cardápio ainda traz o pastel de arraia e a Pinaúna, um croquete de milho cremoso empanado em massa de cabelo de anjo e recheado com queijo muçarela que derrete em fio. Para fechar, a sobremesa Pá Cumê com assinatura 100% autoral: crumble de leite Ninho e de torta búlgara desidratada e brigadeiro de caramelo salgado. É melhor que o “pavê” do tio do pavê. “É uma combinação crocante de doce com um toque amargo, com gostinho de festa”, resume o chef.

Sexta com sabor de novidade

Entre goles de chopp gelado, pratos criativos e boas risadas, a Sexta dos Organizados no Pirambeira tem tudo para se firmar como parada obrigatória em Salvador. Um convite irresistível para quem quer começar o fim de semana mais cedo, com sabor, alegria e a criatividade de Edu Moraes.

Fotos: Tereza Carvalho/Provei e Aprovei

Jornalista e curadora de experiências, apresento lugares, sabores e histórias que merecem ser vivenciadas e compartilhadas. Conteúdo com propósito e autenticidade.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.