O Que Fazer

19ª edição do Festival Tempero no Forte celebra a riqueza dos “Sabores da Terra” no Litoral Norte da Bahia

A Praia do Forte e seu entorno se preparam para receber, de 11 a 21 de dezembro, a 19ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, um dos eventos mais tradicionais da Bahia. Com o tema “Sabores da Terra”, o festival promete movimentar a economia regional, fortalecer o turismo e valorizar ingredientes que representam identidade, memória e sustentabilidade.

Gastronomia que impulsiona o turismo

Realizado também em Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí e Lagoa Aruá, o Circuito Gastronômico reúne restaurantes, pousadas e hotéis que apresentarão criações exclusivas inspiradas em ingredientes locais, como mel, coco, farinha, queijos de cabra, cachaça, pimenta, hortaliças, raízes, citrus, frutas da época, cogumelos, banana, açaí, pupunha, ovos caipira, massas de aipim, carimã e tapioca.

Curadoria de Tereza Paim mantém tradição e inovação

Sob a curadoria da chef Tereza Paim, o Tempero no Forte mantém, há quase duas décadas, a essência de valorizar os produtos da terra e incentivar a criatividade dos chefs. Para a realizadora do evento, Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, o tema deste ano reforça compromisso com cultura e sustentabilidade:

“O Festival é uma ótima oportunidade para movimentar o turismo, experimentar a culinária local e conhecer a cultura da região. O tema deste ano traz também sustentabilidade para toda a cadeia produtiva local”, afirma.

Sabores que contam história

Os Sabores da Terra representam a conexão entre cultura, memória e natureza. No Brasil, carregam influências indígenas, africanas e europeias, traduzidas em uma culinária diversa e afetiva — exatamente o que o festival celebra e compartilha com o público.

Realização e Apoio

O Tempero no Forte (@temperooficial_) é uma realização da 2D Projetos Culturais e Eventos, com patrocínio da Bahiagás e apoio da Turisforte, Monte Rodovias, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Senac, Prefeitura de Mata de São João e Governo da Bahia.

Foto: Divulgação

Descubra o que há de mais relevante em eventos, lazer e cultura. Conteúdo atualizado sobre a agenda cultural com olhar independente.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.